O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), rastreou no dia 14 de abril o veículo ARIANE VA-260, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), em Kourou, na Guiana Francesa. A operação teve como objetivo coletar dados de telemetria e enviá-los em tempo real para o Centro de Controle da missão no CSG.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

VA 260 Imagem 3 scaled

O lançamento do veículo ocorreu às 09h15 (horário de Brasília), e a Estação Natal, segunda na cadeia de rastreamento, executou todos os protocolos estabelecidos no Acordo de Cooperação Internacional para o sucesso da missão, a partir de 09h22m, durante seis minutos.

O veículo transportou a espaçonave interplanetária JUICE (Jupiter Icy Moons Explorer), com a missão de explorar três luas de Júpiter: Ganimedes, Calisto e Europa, analisando ambientes possivelmente habitáveis.

Durante a operação, alunos de graduação e doutorado na área de física e astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membros do Escritório Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) conheceram as atividades realizadas nas operações de rastreamento. A iniciativa visa ampliar o escopo de conhecimentos e incentivar o grupo nas áreas de ciência, tecnologia e espaço.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, destacou o comprometimento e profissionalismo da organização no cenário nacional e internacional. “A Força Aérea Brasileira mantém seu histórico de compor esse time internacional, que rastreia e coleta informações cruciais de um veículo lançador no seu percurso até a órbita desejada. É realmente uma satisfação ver que vários avanços tecnológicos no planeta, e até fora dele, têm a participação de nosso time”, afirmou.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).