Manaus (AM) – No dia 25 de janeiro de 2023, foi realizada a solenidade de Passagem de Comando do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Coronel Fábio Pinheiro Lustosa para o Coronel Glauco Corbari Corrêa.O Coronel Lustosa, Comandante sucedido, agradeceu a todos com quem trabalhou no período que comandou o CIGS e afirmou: ‘‘trabalhamos em prol de manter a nossa essência plantada pelo eterno TEIXEIRÃO e suas velhas onças”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

E no contexto da Passagem de Comando do CIGS, para eternizar o trabalho realizado pelo Comandante sucedido, foi realizado o descerramento da placa referente a seu Comando no Tapiri Central das Instalações deste Estabelecimento de Ensino e foi realizada, também, a inauguração do retrato que irá compor a galeria dos eternos comandantes.
Finalizando a transmissão de cargo, foi realizada a Solenidade Militar presidida pelo Comandante da 12ª Região Militar, o General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, e que contou com a presença de ilustres autoridades militares e civis; de ex-integrantes e de antigos Comandantes; amigos, familiares e dos Velhas Onças.

O Comandante da 12ª Região Militar destacou o trabalho realizado pelo comandante sucedido: “os expressivos resultados conseguidos pelo CIGS demonstram claramente a diferenciada visão de futuro e a alta capacidade laboral do Cel Lustosa, pois contribuíram, indubitavelmente, com a manutenção da capacidade operacional do mais extenso Comando Militar de Área da Força Terrestre, o Comando Militar da Amazônia”.
O novo comandante

O Coronel de Infantaria Glauco Corbari Corrêa estava servindo no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília (DF). Ele nasceu na cidade de Santarém (PA), é filho do 1º Sargento de Saúde Veterano Raul Antunes Corrêa e de Nair Corbari Corrêa.

Em 1991, ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP), tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 1995, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). O Coronel Corbari é casado com a senhora Paola e tem dois filhos.

WhatsApp Image 2023 01 25 at 214408

IMG 0028

01

IMG 0312

05

Imagens: Cb Emanuel & Sd Justino – Com Soc CIGS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).