|

Centro de Geoinformação elabora carta histórica comemorativa aos 200 anos de independência do Brasil

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Olinda (PE) – No período de abril a agosto de 2022, o 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO) organização militar diretamente subordinada à Diretoria de Serviço Geográfico, elaborou uma carta histórica denominada “Carta comemorativa 200 anos de independência do Brasil”, que remonta à representação cartográfica do País em 1822.

Em abril, militares da Divisão de Geoinformação, com auxílio de historiadores do Museu Militar do Forte do Brum, realizaram estudos bibliográficos para obtenção de informações que viabilizaram o início da confecção da Carta. O esboço foi confeccionado no mês de maio. As informações foram compiladas utilizando o software livre Quantum Geographic Information System (QGIS).

No mês seguinte, o projeto foi finalizado e exportado para um software voltado para edições vetoriais, no qual foi possível elaborar e produzir ilustrações históricas e cartográficas que seriam representadas. Dentre as ilustrações, pode-se citar: o título do mapa, a rosa dos ventos, os desenhos históricos reproduzidos e o quadro com as informações históricas.

A distribuição de exemplares às organizações militares da guarnição do Grande Recife foi iniciada em agosto, após aprovação da Diretoria de Serviço Geográfico.

Fonte: 3º Centro de Geoinformação

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas