Centro de Estudos Estratégicos promove workshop sobre estratégia militar russa

blank

Google News

Na tarde do dia 11 de maio, o Centro de Estudos Estratégicos (CEEEx), subordinado à 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), promoveu o workshop “A estratégia militar russa e suas implicações geopolíticas”, com o objetivo de debater as implicações geopolíticas decorrentes da atual postura estratégica russa.

O 3º Subchefe do EME, General de Divisão Leite, realizou a abertura do evento, destacando a importância desse tipo de atividade a respeito dos cenários e diagnósticos estratégicos, o que em muito contribui com a atualização do planejamento estratégico do Exército.

Participaram como expositores: o analista do CEEEx, Coronel R1 Guilherme; os pesquisadores do Núcleo de Estudos Prospectivos/CEEExprofessores Augusto Teixeira e Fernando Rodrigues; além da professora convidada Larlecianne Picolli, autora de relevante estudo sobre o tema em questão.

Também participaram como interlocutores o Adido Militar de Defesa do Brasil na Federação Russa, Coronel Santos Filho; e o representante do Comando de Operações Terrestres, Coronel Paulo Filho, dentre outros convidados e integrantes do CEEEx.

Após as exposições e os comentários dos interlocutores convidados, passou-se à fase de debates, em que, a partir de um concorrido intercâmbio de ideias e de compartilhamentos de percepções, os participantes puderam compor elementos e caracterizar a atual postura militar russa.

Atividades dessa natureza são de fundamental importância para a elaboração de panoramas estratégicos que subsidiam a visão de futuro da Força Terrestre.

O Centro de Estudos Estratégicos

O Centro de Estudos Estratégicos do Exército é subordinado ao Estado-Maior do Exército e foi criado com o objetivo de estudar e propor políticas e estratégias de nível militar (não operacional), bem como acompanhar e avaliar, no nível nacional, políticas e estratégias ligadas aos interesses da Força. Os trabalhos produzidos pelo Centro servem para subsidiar a Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército (SIPLEx) e os planejamentos internos do EME, dos órgãos de direção operacional e dos órgãos de direção setorial. Além disso, o Centro é responsável por incrementar o relacionamento do Exército Brasileiro com a comunidade acadêmica, por meio da realização de seminários, participação em eventos acadêmicos e promoção de publicações sobre temas de defesa.

Fonte: Estado-Maior do Exército

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui