Manaus (AM) – na manhã do dia 2 de dezembro, o Ferry boat UIRÁ, do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), atracou do porto da organização militar retornando de Barcelos-AM, onde participou da Operação Imeri, em apoio à 2ª Brigada de Infantaria de Selva. Na ocasião, o Ferry boat foi utilizado como uma base fluvial, que serviu de acantonamento para o apoio às tropas de infantaria que realizaram o patrulhamento fluvial em toda a localidade de Barcelos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o emprego na operação, o módulo desatracou de Barcelos com direção a cidade de Santa Isabel do Rio Negro-AM, onde transportou materiais de uso individual e coletivo para as tropas que participavam da operação.

A operação teve a finalidade de integrar uma expedição de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) que está pesquisando a biodiversidade do bioma amazônico na região do Pico da Neblina, particularmente na Serra de Imerí, na localidade de Santa Isabel do Rio Negro.

O Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Anderson Siqueira da Silva e o Adjunto de Comando, Subtenente Lúcio Mauro La Roque Dias, acompanharam a atracação e o retorno da tripulação.

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazonia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).