Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” realizou, em 8 de dezembro, uma formatura, seguida de exposição de material de emprego militar, para comemoração do seu trigésimo oitavo aniversário de criação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), o General de Divisão Robson Santana de Carvalho, que foi recebido pelo Chefe do CAEx, o General de Brigada Alexandre Martins Castilho.

Prestigiaram o evento o General de Divisão R/1 Hildo Vieira Prado Filho, antigo Vice-Chefe do DCT, e o Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), o General de Brigada Armando Morado Ferreira e autoridades civis e militares.

O General Castilho e o Chefe da Divisão Administrativa, o Coronel Willian Houger de Souza Mendes, ocuparam lugar de destaque no dispositivo para entrega, pelo General Robson, do Prêmio Excelência Contábil 2022, pelo destaque do CAEx, no âmbito da 1ª Região Militar, quanto à excelência na redução das não conformidades e na condução dos trabalhos atinentes à gestão contábil.

A seguir, foram entregues, pelo Chefe do Centro, os diplomas de “Amigo do CAEx” ao Major Márcio Nascimento de Souza Leão, do Arsenal de Guerra do Rio (AGR) e ao Servidor Civil da Marinha do Brasil (MB) Valmir Saraiva da Silva, que contribuíram de maneira significativa para o êxito das atividades desenvolvidas pela organização militar (OM), no sentido de possibilitar o cumprimento da missão e reforçar o elo entre civis e militares.

O Chefe do CAEx leu o alusivo a data, quando enfatizou a importância da OM, no contexto do cumprimento da missão do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército, e o espírito de corpo do Centro.

O Chefe do EPDI, General Robson, parabenizou a organização militar pela data significativa e enfatizou o trabalho do CAEx no âmbito do Exército Brasileiro. Ao encerramento, a tropa desfilou em continência ao Chefe do Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).