Imagens da fachada do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), principal órgão do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) e unidade do Comando da Aeronáutica, anunciou nesta segunda-feira (15/05) a publicação do Relatório Final da Investigação SIPAER relacionado à aeronave de matrícula PT-ONJ, ocorrido em 5 de novembro de 2021, na cidade de Piedade de Caratinga (MG).

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A Comissão de Investigação contou com uma equipe de 30 profissionais, incluindo militares e civis do CENIPA. Esta equipe multidisciplinar foi composta por especialistas em Fator Operacional (pilotos e mecânicos de aeronaves), Fator Humano (médicos e psicólogos), Fator Material (engenheiros), e também contou com Assessores Técnicos Consultivos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

É fundamental destacar que a missão do CENIPA é exclusivamente a prevenção de acidentes, conforme estabelecido no art. 86-A da Lei nº 7.565/1986 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), bem como no §6º do art. 1º do Decreto nº 9.540/2018 e no Anexo 13 da Convenção de Chicago de 1944, que trata da Aviação Civil Internacional, da qual o Brasil é signatário.

As investigações realizadas pelo CENIPA não visam estabelecer culpa ou responsabilidade, como estipulado no §4º do art. 1º do Decreto nº 9.540/2018. Em vez disso, elas têm como objetivo identificar possíveis fatores contribuintes que possam esclarecer eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica. Os Relatórios Finais do CENIPA, portanto, propõem a implementação de medidas através de Recomendações de Segurança, com o objetivo de melhorar a segurança de voo.

Como estipulado no art. 88-H do CBA, o CENIPA, autoridade de investigação SIPAER, se pronuncia sobre os resultados de suas investigações através da emissão e publicação do Relatório Final. Esses relatórios, assim como outros dados sobre as investigações realizadas pelo CENIPA, estão disponíveis para o público no Painel SIPAER – uma ferramenta criada para proporcionar maior transparência e acompanhamento de informações relacionadas às ocorrências aeronáuticas da Aviação Civil Brasileira.

O Relatório Final da aeronave de matrícula PT-ONJ pode ser acessado no site do CENIPA, através do Painel SIPAER, ou diretamente pelo seguinte link: [Relatório Final PT-ONJ](https://sistema.cenipa.fab.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/rf/pt/RF-PT-ONJ-05_11_2021-AC.Port..pdf).

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).