Ministro da Defesa faz a revista à tropa da cerimônia do Dia da Vitória

No dia 8 de maio, a Marinha do Brasil (MB), juntamente com o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, participou da celebração do 78º aniversário do Dia da Vitória. O evento aconteceu no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro/RJ.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presença de Autoridades e Medalha da Vitória

download 3
Autoridades civis e militares foram agraciados com a “Medalha da Vitória”

Presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, a cerimônia contou com a presença dos comandantes das três Forças Armadas, membros do Almirantado, autoridades civis e militares e ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. O destaque do evento foi a condecoração com a Medalha da Vitória, destinada a homenagear aqueles que contribuíram para difundir os feitos dos combatentes brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, além de outras formas de reconhecimento.

Condecoração e Homenagem ao Soldado Desconhecido

Entre as instituições homenageadas, o Comando do 4º Distrito Naval recebeu a condecoração, assim como 179 personalidades civis e militares. Após a imposição das medalhas, o Ministro da Defesa, acompanhado pelos comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, prestou uma homenagem ao Soldado Desconhecido com a aposição de uma coroa de flores.

Encerramento com Desfile e Exibição

Ao final da cerimônia, duas aeronaves F-5M, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, que combateu nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, sobrevoaram o local. Houve também um desfile de viaturas históricas do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro ao som da canção do expedicionário.

Dia da Vitória: Importância e Celebração

O Dia da Vitória é uma data mundialmente celebrada por rememorar a vitória da democracia, representada pelos países Aliados, contra as potências do Eixo, na Segunda Guerra Mundial. É uma oportunidade para enfatizar a importância das Forças Armadas na garantia da soberania nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).