blank

Google News

A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira, celebra seus 28 anos com uma série de atividades.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

As celebrações começam com uma projeção mapeada na cúpula externa do Museu Nacional da República. Será exibida animação feita especialmente para a data, começando às 19 horas e terminando 24 horas, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, estará presente no primeiro dia, junto com equipe, para assistir à animação, às 20 horas.

No dia 10, data do aniversário, será realizada cerimônia híbrida com entrega da Menção de Honra ao Mérito Espacial para algumas das personalidades que contribuem com setor espacial. A cerimônia iniciar-se-á às 10h, na sede da AEB, situada em Brasília/DF. Devido às restrições sanitárias, será restrita a  convidados, mas terá exibição pela internet, por meio das redes sociais da Agência Espacial Brasileira. Durante o evento, será inaugurada exposição fotográfica de João Garrigó feita especialmente para a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o título de “Da Terra à Lua”.

Garrigó teve a oportunidade de passar por Brasília, Alcântara e Natal para fotografar pontos de interesse do Programa Espacial Brasileiro (PEB). O trabalho buscou mostrar que o PEB não envolve apenas as instalações “tradicionais” do setor espacial, como as estruturas do Centro Espacial de Alcântara e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Parte fundamental do Programa está na população, assim como na história, na cultura e nas belezas naturais que estão ao seu redor e com ele interagem. Essas interfaces não são apenas físicas, mas conceituais, como visto ao longo de anos de PEB: as atividades espaciais são impactantes e devem ser sempre inclusivas, abrindo novos horizontes para a sociedade.

A cerimônia contará, também, com uma homenagem a 16 pessoas de relevância contemporânea e histórica para o Programa Espacial Brasileiro.  Os convidados receberão a Menção de Honra da Agência Espacial Brasileira, que é constituída de Diploma expedido pelo Presidente da Agência Espacial Brasileira, acompanhado da respectiva Medalha. É conferida a Menção àqueles que contribuem ou contribuíram para a melhoria dos serviços prestados na AEB, ou por relevante serviço prestado à área espacial, por meio de ato do Presidente, por ocasião da celebração do aniversário da autarquia.

A cerimônia será exibida virtualmente pelo link: bit.ly/AEB28anos