No dia 09 de março de 2023, o Coronel Veterano AMILTON FERNANDO BARBOSA MOLETA, Instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participou, como palestrante, no seminário “Perspectivas Brasileiras para a Agenda de Operações de Paz”, evento realizado em formato digital, coordenado pela Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), em comemoração ao sétimo aniversário de criação da Instituição.

Por ocasião de sua palestra, o Coronel MOLETA apresentou a participação do CCOPAB na capacitação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária, desde a criação do então Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOpPaz), em 1º de março de 2005.

O CCOPAB é membro pleno da REBRAPAZ desde 2016. Desde então, a Rede está sob a Coordenação Geral da Dra. EDUARDA HAMANN, dedicada há mais de 20 anos à pesquisa e ensino sobre operações de paz.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).