Ao completar 95 anos de história em 2021, a CBC renovou sua identidade visual e está com nova logomarca, agregando elementos que reforçam o seu compromisso, posicionamento e essência.

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A nova marca CBC é composta por três elementos principais: logotipo, símbolo e posicionamento. O símbolo elipse é a representação da solidez ascendente, o movimento que a empresa segue desde sua fundação, em 1926. Grafado em exclusiva tipografia, o logotipo CBC é o acrônimo de Companhia Brasileira de Cartuchos, representando em seus traços a força, o movimento e o avanço, componentes do DNA da companhia. A nova marca também apresenta o posicionamento de líder mundial em munições, que é como é reconhecida no mundo – uma respeitada empresa global, líder em seu segmento.

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“No momento em que a empresa chega à marca histórica de 95 anos, o logo foi redesenhado, acompanhando as inovações da marca. Essa nova versão possui mais força, mais presença, com um estilo tipográfico que reflete tecnologia e modernidade”, explica o Diretor Comercial & Marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes.

Além da nova tipografia, o logo se apresenta em uma nova cor proprietária: o verde, cor que representa o Brasil.

A mudança da identidade visual ocorrerá gradativamente nos materiais de comunicação, dentro e fora das fábricas. Além disso, também foi desenvolvido um logo especial em comemoração aos 95 anos de história da empresa.

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A atualização da marca vem em um momento bastante promissor do mercado de munições, que passa por um período de crescimento das vendas e expansão no Brasil e no mundo. Segundo Salesio Nuhs, vice-presidente comercial e de relações institucionais da CBC, as mudanças são resultado de um grande trabalho de branding liderado pela área de marketing que envolveu todo corpo diretivo da empresa. Este projeto abrangeu avaliação em profundidade do propósito, compromisso, fundamentos e pilares estratégicos da marca.

“O novo design reflete a trajetória de sucesso da companhia. Em quase 100 de história, a CBC já passou por diversos momentos no mercado nacional e internacional, no que se refere a economia, política e regulamentações do setor. A modernização da marca é fundamental para reforçarmos nossa essência no mercado”, afirma Nuhs.

De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing internacional da CBC, Fernando Salm, a nova identidade visual representará a empresa também no mercado externo. “A CBC vende seus produtos globalmente e nos últimos anos tornou-se umas das principais fornecedoras de munição para os países da OTAN. A marca corporativa é destinada às exportações ao mercado internacional militar, que é um dos carros-chefes da empresa. A nova identidade global da CBC marca uma nova etapa na vida da companhia, que se consolida hoje como líder mundial em munições”, explica.

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Evolução da marca
O logotipo da CBC foi redesenhado ao longo do tempo, acompanhando a evolução da empresa. A primeira versão foi criada em 1926, quando a CBC ainda chamava Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições, e foi utilizada por 10 anos. Em 1936, o logotipo passou a ser estilizado em formato de elipse na horizontal e na cor vermelha, acompanhado do novo nome da empresa e da nova sigla. A partir de 1992, a CBC teve sua marca alterada em uma nova estratégia de marketing, passando a ser representada por uma elipse na cor azul, com uma identidade mais moderna e dinâmica. Em 2019, o logo CBC passou a ser aplicado somente na cor preta, reforçando sua estratégia de atuação no mercado, confiabilidade e solidez. Em 2021 o logo é redesenhado, acompanhando as inovações da marca:

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CBC apresenta também novo Código de Conduta
Com o compromisso de conduzir seus negócios com ética, integridade e transparência, buscar a melhoria contínua de seus processos, assim como manter-se atualizada e em conformidade com a legislação anticorrupção no Brasil e no mundo e com a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil – LGPD, a CBC aprimorou a estrutura de Compliance da empresa, com atualização de políticas e procedimentos, dentre eles, o Código de Conduta CBC Trust, em vigor desde 2017. O documento está publicado no site www.cbc.com.br

Segundo o presidente da CBC, Fábio Luiz Munhoz Mazzaro, o objetivo é que a empresa siga trabalhando com ética e dedicação, continuando sendo uma grande empresa, servindo ao país, clientes, parceiros e colaboradores de maneira transparente, justa e honesta. Neste contexto, também destaca que a empresa está comprometida com uma gestão responsável e transparente, aplicando medidas técnicas e organizacionais para garantir a segurança dos dados pessoais de seus colaboradores e parceiros de negócios, em conformidade com a LGPD.

“Nosso Código é um guia que nos dá diretrizes para fazermos a coisa certa, tanto na condução de nossos negócios e atividades, como no relacionamento com a sociedade, nos orientando a tomar decisões éticas e corretas no nosso dia a dia. Ele se aplica não somente aos nossos colaboradores, mas também a todos os parceiros que se relacionam conosco, interna e externamente. Contribuímos não somente para a segurança nacional do nosso país, mas também para o desenvolvimento e cuidado de nossos colaboradores, por isso, itens como ética e segurança são fundamentais”, ressalta Mazzaro.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).