A Capitania dos Portos do Piauí (CPPI) celebra o sucesso da primeira fase da Operação Verão 2023/2024, conduzida entre 17 de dezembro de 2023 e 16 de janeiro de 2024. O período, conhecido pelo incremento no turismo e atividades náuticas devido às férias escolares e ao clima de verão, exigiu uma atenção redobrada às ações de fiscalização do tráfego aquaviário, principalmente na região do litoral do Piauí e no Polo Delta do Parnaíba.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco na Segurança e Conscientização

nav2

Durante a operação, as equipes de Inspeção Naval não só realizaram verificações rigorosas, mas também desempenharam um papel fundamental na educação dos condutores e passageiros. As instruções abrangeram tópicos essenciais como a utilização obrigatória do colete salva-vidas, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, a observância das regras de Segurança da Navegação e a importância da preservação do meio ambiente marítimo e lacustre.

Resultados Positivos e Nenhuma Ocorrência de Acidentes

A primeira etapa da Operação Verão foi concluída com a inspeção de 60 embarcações, e é notável que não houve registro de acidentes ou necessidade de instauração de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação. Esse resultado é um testemunho do comprometimento da CPPI com a segurança no tráfego aquaviário e com a eficácia das ações de fiscalização e conscientização realizadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).