A Capitania dos Portos do Ceará conduziu, no dia 6 de janeiro,  no município de Cascavel, CE, a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Aquaviários Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP1/MOP1), com a entrega de 30 Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) e certificados de conclusão de curso.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Formacao de pescadores profissionais em Cascavel CE 01

Os pescadores são da Colônia Z-10 e obtiveram, entre agosto e setembro de 2022, conhecimentos sobre a segurança da navegação, manobra de embarcações, operação de máquinas e motores, combate a incêndio, prática de primeiros socorros, procedimentos de sobrevivência no mar e manuseio e conservação de pescado.

Além disso, como atividades extracurriculares, foram ministradas palestras sobre prevenção à poluição hídrica causada por embarcações e sobre prejuízos ao meio ambiente ocasionados pelo descarte irregular de material de pesca, como redes e anzóis à deriva.

Novas turmas do CFAQ-POP1/MOP1 estão previstas para ocorrerem nos meses de abril, para pescadores da Colônia Z-08, em Fortaleza, CE, e maio, para pescadores da Colônia Z-13, em Orós, CE.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).