Luanda (Angola) – No dia 27 de junho, militares do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) participaram, na condição de instrutores, da abertura do Curso Básico em Assistência e Proteção Contra Armas Químicas para Estados-Partes de Língua Portuguesa. O curso é desenvolvido sob a supervisão da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e é coordenado pela Autoridade Nacional para o Controle de Armas e Desarmamento (ANCAD) do Governo de Angola.

A atividade faz parte da primeira etapa do ciclo de capacitação de primeiros respondedores a emergências químicas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e ocorrerá até 1º de julho. Além do Brasil e do país sede, também participam da capacitação representantes das Repúblicas de Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. A abertura do evento contou com a presença de autoridades do governo de Angola e do Coronel Dockhorn, Adido de Defesa Naval, do Exército e Aeronáutico em Angola e São Tomé e Príncipe, e do Subtenente Cruz, seu auxiliar.

Fonte: 1º Btl DQBRN

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).