Campanha de prevenção ao câncer de mama tem mutirão de mamografias no Hospital Militar de Área de Brasília

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, chamado de Outubro Rosa. Visando conscientizar a família militar, o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) vai promover uma campanha de prevenção à doença que será realizada em 2 etapas: Na primeira, serão disponibilizados horários para realização de mamografias em mulheres, beneficiárias do FUSEx, a partir de 40 anos, de 26 a 30 de outubro; na segunda, após análise do resultado dos exames, as pacientes que tiverem alguma alteração na mamografia receberão acompanhamento da mastologia.

Quando detectado em fase inicial, o câncer de mama chega a registrar mais de 90% de chance de cura. A mamografia, exame radiológico para avaliação das mamas, é responsável por identificar lesões benignas e cânceres que, geralmente, apresentam-se como calcificações ou nódulos. A realização desse método diagnóstico é fundamental, pois consegue mapear alterações sugestivas de tumores antes que ele se torne palpável.

No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é recomendada para as mulheres a partir dos 40 anos e é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Por isso, faça o exame e priorize sua saúde. Quanto mais cedo o problema for detectado, maior a probabilidade de cura.

Para agendar a mamografia, a paciente deve fazer o agendamento pelo telefone 3362-6499.

Fonte: HMAB

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas