Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, chamado de Outubro Rosa. Visando conscientizar a família militar, o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) vai promover uma campanha de prevenção à doença que será realizada em 2 etapas: Na primeira, serão disponibilizados horários para realização de mamografias em mulheres, beneficiárias do FUSEx, a partir de 40 anos, de 26 a 30 de outubro; na segunda, após análise do resultado dos exames, as pacientes que tiverem alguma alteração na mamografia receberão acompanhamento da mastologia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 2 2

Quando detectado em fase inicial, o câncer de mama chega a registrar mais de 90% de chance de cura. A mamografia, exame radiológico para avaliação das mamas, é responsável por identificar lesões benignas e cânceres que, geralmente, apresentam-se como calcificações ou nódulos. A realização desse método diagnóstico é fundamental, pois consegue mapear alterações sugestivas de tumores antes que ele se torne palpável.

No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é recomendada para as mulheres a partir dos 40 anos e é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Por isso, faça o exame e priorize sua saúde. Quanto mais cedo o problema for detectado, maior a probabilidade de cura.

Para agendar a mamografia, a paciente deve fazer o agendamento pelo telefone 3362-6499.

Fonte: HMAB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).