Nesta quinta-feira (29), o Ministério da Defesa, por meio do Departamento do Programa Calha Norte (DPCN), lança processo licitatório para registro de preço nacional de aquisição de veículos de diversas categorias, desde transporte administrativo até de carga em geral.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conforme aponta o Diretor do Programa Calha Norte, Ubiratan Poty, “a iniciativa da Pasta auxiliará a melhor execução de convênios com Estados e Municípios. Isso permitirá aquisições mais céleres, seguras e com economicidade, diante da expectativa do ganho em escala proporcionado pela compra centralizada. Ao todo, a oferta contemplará 97 itens, o que engloba 548 veículos de diversas categorias e totaliza mais de R$ 118 milhões.”

É importante destacar que nenhuma aquisição será feita pelo Ministério da Defesa. A finalidade do processo licitatório é, somente, auxiliar os administradores públicos na consecução dos convênios para compra de bens celebrados com o DPCN.

A licitação foi idealizada em observância ao relatório de Avaliação da Gestão das Transferências Voluntárias da União, elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU), de abril de 2018, após análise dos convênios celebrados pelos entes federais, entre 2008 e 2016.

Com informações do Departamento do Programa Calha Norte (DPCN)
Foto: arquivo/MD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).