Em um clima amistoso e cheio de expectativas, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) abriu suas portas para receber os integrantes do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), convidados e representantes das escolas participantes para o Café da Amizade. Esse evento simbólico marcou o início dos XV Jogos da Amizade, uma competição que envolve todos os colégios do Sistema Colégio Militar do Brasil e a Fundação Osório como convidada especial.

A Importância da União

blank

O DECEx e a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) receberam seus convidados no Saguão da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx). O evento teve momentos de confraternização e integração, sendo marcado pela entrega dos convites do evento e algumas lembranças aos participantes, em um gesto de reconhecimento e valorização. Este encontro foi realizado no Museu do Desporto do Exército, reforçando a relevância histórica e cultural do esporte nas Forças Armadas e na sociedade brasileira como um todo.

Os XV Jogos da Amizade

Os Jogos da Amizade serão realizados no Complexo Esportivo de Deodoro, entre os dias 9 e 15 de julho. Esta competição promove o encontro de mais de 1500 alunos de colégios militares de todo o Brasil, em uma semana de competições esportivas e momentos de intercâmbio cultural e social. Os jogos se caracterizam por fortalecer o espírito de camaradagem, disciplina, superação e o intercâmbio cultural entre os alunos, além de estimular o desempenho físico e a competição saudável.

O Legado dos Jogos da Amizade

Os Jogos da Amizade, mais do que uma competição esportiva, são uma oportunidade para cultivar valores, fortalecer laços e criar memórias. É um evento que reúne estudantes em torno do amor ao esporte e do espírito de camaradagem, promovendo a integração entre as diferentes escolas militares do país. Assim, os Jogos da Amizade estão alinhados com os princípios de educação e formação integral do Sistema Colégio Militar do Brasil, destacando-se como uma das mais importantes atividades esportivas e sociais do calendário escolar dessas instituições.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).