Cadetes Brasileiros participam de Intercâmbio em West Point

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No mês de junho, sete cadetes brasileiros do 4º ano iniciaram uma jornada enriquecedora na Academia Militar do Exército Americano, em West Point. Este intercâmbio acadêmico proporciona uma valiosa oportunidade de troca de experiências e conhecimentos entre os militares dos dois países, além de um mergulho na cultura e na formação militar americana.

Objetivos do Intercâmbio

Troca de Experiências entre Militares Brasileiros e Americanos

O intercâmbio acadêmico entre a Academia Militar de West Point e a Academia Militar das Agulhas Negras visa fomentar a troca de experiências e práticas entre os cadetes brasileiros e americanos. Durante o período de 2 a 28 de junho de 2024, os cadetes brasileiros têm a oportunidade de compartilhar suas vivências e aprender com as metodologias e práticas adotadas pelos militares americanos. Esta troca de conhecimento é crucial para o desenvolvimento de uma visão global das práticas militares e contribui para a formação de líderes mais completos e preparados.

Aprofundamento no Conhecimento da Formação Militar Americana

Um dos principais objetivos do intercâmbio é proporcionar aos cadetes brasileiros um entendimento mais profundo da formação militar oferecida pela Academia Militar de West Point. Ao participar de treinamentos, aulas teóricas e atividades práticas ao lado dos cadetes americanos, os brasileiros adquirem uma perspectiva ampla sobre as técnicas, estratégias e valores que norteiam a formação militar nos Estados Unidos. Este conhecimento é fundamental para aprimorar suas próprias habilidades e aplicar novas técnicas no contexto militar brasileiro.

Fortalecimento dos Laços entre os Exércitos dos Dois Países

O intercâmbio acadêmico também desempenha um papel importante no fortalecimento das relações entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos. A interação direta entre os cadetes e a convivência diária em um ambiente de aprendizado mútuo criam uma base sólida para futuras colaborações e parcerias. Estes laços são essenciais para a cooperação em missões conjuntas, treinamentos e outras atividades militares que envolvam os dois países.

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Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).