Navio-Escola “Brasil” inicia 38ª Viagem de Instrução com 186 Guardas-Marinha

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Na manhã de hoje (10), o Navio-Escola “Brasil” partiu da Base Naval do Rio de Janeiro para a 38ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, levando a bordo 186 jovens que estão prestes a concluir sua formação como Oficiais da Marinha do Brasil. A viagem, que se estenderá até dezembro, é a última etapa de um rigoroso ciclo de formação e permitirá que os Guardas-Marinha coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos na Escola Naval.

Objetivo da Viagem de Instrução

A Viagem de Instrução do Navio-Escola “Brasil” é uma etapa fundamental na formação dos futuros Oficiais da Marinha. Durante os próximos meses, os Guardas-Marinha participarão de uma série de atividades práticas e teóricas que consolidarão os conhecimentos adquiridos na Escola Naval. A bordo, serão submetidos a treinamentos intensivos em navegação, meteorologia, operações navais, controle de avarias e administração naval. Essa imersão total na vida a bordo os prepara para assumir, ao final da viagem, o posto de Segundo-Tenente e a servir em diversas Organizações Militares da Marinha em todo o Brasil.

Composição da Turma e Participação Internacional

A Turma “Visconde de Cabo Frio”, composta por 186 Guardas-Marinha, reflete a diversidade e o caráter internacional da Marinha do Brasil. Entre os 174 homens e 12 mulheres que compõem a turma, sete são oficiais estrangeiros oriundos da Namíbia, Cabo Verde, Camarões e Senegal, que também completaram sua formação na Escola Naval. Além desses, o navio conta com a presença de um Oficial recém-formado do Exército Brasileiro, um da Força Aérea Brasileira, representantes da Marinha Mercante, e oficiais das marinhas da Argentina, Chile e México, promovendo uma rica troca de experiências e culturas.

Experiência para Guardas-Marinha e Familiares

A 38ª Viagem de Instrução marca um momento de grande significado na vida dos Guardas-Marinha e de seus familiares. Para os jovens oficiais, esta viagem é a oportunidade de aplicar na prática tudo o que aprenderam nos anos de formação e de se preparar para os desafios que enfrentarão como Oficiais da Marinha do Brasil. Para os familiares, que se despediram emocionados na Base Naval do Rio de Janeiro, o início da viagem representa tanto orgulho quanto saudade, ao verem seus entes queridos se aproximando da conclusão de um importante ciclo em suas vidas. A experiência de embarcar no Navio-Escola “Brasil” é um marco que ficará para sempre na memória dos Guardas-Marinha e de suas famílias.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui