No período de 3 a 5 novembro de 2021 a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), Brigada Lobo D’Almada, realizou o exercício da Força de Apoio à Defesa Civil e o Estágio de Formação de Brigadistas para combate e prevenção de incêndios florestais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil faz parte do projeto estruturante do novo Sistema Operacional Militar Terrestre, sob a gerência do Comando de Operações Terrestres (COTER) que visa capacitar o Exército Brasileiro para atuar em caso de desastres e aumentar a capacidade da Força Terrestre de responder com presteza e efetividade nas situações de catástrofes, com a especialização dos recursos humanos e aprimoramento da doutrina.

As atividades desenvolvidas também permitiram a capacitação de 105 militares para o enfrentamento de desastres naturais e antrópicos, no estado de Roraima, com ênfase nas grandes queimadas, destacando-se: a queima controlada em pastagens, construção de aceros, atendimento pré-hospitalar e o combate a incêndios florestais.

O Exercício foi coordenado pelo 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva e as instruções foram conduzidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima.

Fonte: 1ª Bda Inf Sl
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).