O Tenente-Coronel Rodrigo Chiarini Balbino, do Exército Brasileiro, destacou-se no curso de Especialização em Administração Militar e Pública realizado no México. Único estrangeiro entre os participantes, Chiarini conquistou o 2º lugar entre 17 alunos do Exército Mexicano, da Força Aérea Mexicana e da Guarda Nacional.

Curso e Estrutura

blank

Realizada no Centro de Estudos do Exército e Força Aérea do México, a especialização tem duração de sete meses e abrange 16 disciplinas. O curso visa preparar assessores para a alta administração militar e capacitar militares para chefiar seções e unidades administrativas. As atividades teóricas e práticas são projetadas para desenvolver o pensamento crítico, a compreensão da macroeconomia e a capacidade de apoiar a tomada de decisões em processos administrativos nas Forças Armadas.

Disciplinas de Destaque

Entre as disciplinas do curso, destacam-se gestão administrativa militar, aquisições, administração pública aplicada, direito da administração pública, projeto público e contabilidade governamental. Essas áreas são cruciais para formar líderes capazes de gerir eficientemente os recursos e operações das Forças Armadas.

Contribuição Brasileira

O Tenente-Coronel Chiarini concluiu o curso com a tese intitulada “Diagnóstico da racionalização promovida pelas Bases Administrativas do Exército Brasileiro para gerar propostas de implantação”. Este trabalho, de nível de pós-graduação, não só promoveu boas práticas administrativas do Exército Brasileiro, mas também fortaleceu os esforços de integração e cooperação entre as nações, alinhando-se aos Objetivos Estratégicos do Exército Brasileiro no âmbito internacional.

Reconhecimento e Honrarias

Na cerimônia de encerramento, o Tenente-Coronel Chiarini recebeu o Diploma de Reconhecimento por seu desempenho exemplar, destacando-se pela dedicação, empenho e profissionalismo. Ele foi parabenizado pelo General de Divisão David Rivera Medina, Diretor-Geral de Educação Militar do México, e pelo Adido Militar do Brasil no México, Coronel Marcio de Lima Ribeiro.

Impacto e Projeção

A participação de um oficial brasileiro em um curso tão prestigiado reforça a projeção internacional do Brasil no campo da administração militar. Além disso, fortalece os laços de cooperação entre os países, demonstrando o compromisso do Brasil com a formação de líderes militares de alto nível e com a troca de experiências e conhecimentos.