No coração da África, em Entebbe, Uganda, ocorreu entre os dias 13 e 18 de agosto de 2023 um evento que reuniu mentes dedicadas à paz e à cooperação internacional. O 1º Sargento VALÉRIO, representando o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), esteve presente como aluno no Curso de Logística das Nações Unidas (United Nations Logistic Course), uma iniciativa realizada no United Nations Regional Service Centre Entebbe (RSCE).

Objetivos do Curso

Snapinsta.app 368833823 17989507142253031 13717491669915454 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A capacitação teve como foco principal preparar militares e civis para enfrentar desafios logísticos em missões da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era garantir que os participantes estivessem aptos a identificar, implementar e solucionar demandas na execução de processos logísticos, especialmente em contextos multidimensionais e complexos, típicos das operações da ONU.

Diversidade e Cooperação

Coordenado pela Nordic Defence Cooperation (NORDEFCO), o curso não só destacou a presença brasileira, mas também a diversidade global. Ao todo, 37 alunos participaram, incluindo, além do nosso Sargento VALÉRIO, três oficiais representando a Marinha e a Força Aérea do Brasil. Mas a diversidade não parou por aí: representantes do Canadá, Finlândia, Índia, Nigéria, Noruega, Ucrânia, Uganda e Zimbábue também estiveram presentes, tornando o evento uma verdadeira celebração da cooperação internacional.

Brasil no Cenário Global

Snapinsta.app 367443006 17989507178253031 8363568088306520958 n 1080

A participação do Brasil neste curso reforça o compromisso do país com a paz mundial e a cooperação internacional. Além de adquirir conhecimentos valiosos, os representantes brasileiros também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e estreitar laços com colegas de diversas nações, fortalecendo a posição do Brasil no cenário global de operações de paz.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).