O Ministério da Defesa (MD), por meio de delegação presidida pelo Secretário-Geral Sérgio José Pereira, participou da Indo Defense Expo e Forum, em Jakarta, na Indonésia, cujo encerramento ocorreu no sábado (05). A exposição bienal de tecnologia, a maior do Sudeste Asiático, contou com um estande da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira onde foram expostos equipamentos do setor para comercialização. A presença do Brasil no evento contribuiu para ampliar a cooperação com os países da Ásia, acessar novos mercados e atrair investimentos.

 23a0aa55 0154 43fe 856b b3a113e01d59

Ao todo, mais de 30 pavilhões instalados no local receberam cerca de 35 mil visitantes, de várias nacionalidades. O estande da BID abrangeu 18 empresas expositoras e teve a presença de 28 empresários, a maior delegação brasileira a participar da Indo Defense. A ação resultou de uma parceria entre o MD, o Ministério das Relações Exteriores, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

bc4707bd 788d 43f2 832c 970a6d1382cd

O Secretário-Geral Sérgio José Pereira convidou os presentes para a 6ª edição da Mostra BID-Brasil, que será realizada de 6 a 8 de dezembro. Ele sublinhou a disposição para o desenvolvimento de projetos conjuntos. “Temos a certeza de que seremos capazes de cooperar com a doutrina, o treinamento e a inovação tecnológica que irá melhorar nossa autonomia estratégica. Desenvolvemos tecnologia de defesa há mais de quatro décadas e estamos prontos para estabelecer parcerias, para que possamos aproveitar projetos estratégicos em comum”, ressaltou o Secretário-Geral do MD.

106a8887 1ae1 4b68 8f45 d938705af3e7

A feira também possibilitou o fortalecimento dos acordos entre o Brasil e a Indonésia, com representantes dos dois países buscando a consolidação de entendimentos. Completaram a delegação brasileira do MD o Secretário de Produtos de Defesa, General Duizit Brito, e o Diretor do Departamento de Promoção Comercial, Brigadeiro Lima Junior.

Por Suellen Siqueira – com informações da Seprod
Fotos: Divulgação Seprod

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).