Em um cenário de crescente cooperação internacional, Brasília foi palco de um momento histórico. Durante o III Seminário do instrumento Bilateral BR-EUA “Research, Development, Test & Evaluation – RDT&E”, um importante passo foi dado para fortalecer os laços entre as duas nações: a assinatura do primeiro acordo de projeto focado no desenvolvimento de munições de alcance estendido para uso em sistemas morteiro 120 mm.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis em Miami

article 18

O evento, que simboliza a união e a parceria entre Brasil e Estados Unidos, ocorreu na sede do US SOUTHCOM, localizada em Miami. Contou com a presença de autoridades de alto escalão de ambos os países. Dentre elas, destacam-se a Comandante do Comando Sul dos EUA, General Laura Richardson, o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, e o Diretor de Fabricação, General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela.

Assinatura do Acordo

O momento crucial do evento foi a assinatura do acordo. Representando o Brasil, o General de Divisão Armando Morado Ferreira, do Departamento de Ciência e Tecnologia, firmou o compromisso. Do lado americano, a responsável pela assinatura foi a Sra. Sandra Long, do DASA DE&C. Este acordo não é apenas um documento, mas sim uma representação tangível do compromisso mútuo em avançar na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias militares.

Participação Brasileira no Projeto

O Brasil, reconhecido por sua expertise e capacidade técnica, terá uma participação robusta neste projeto. Instituições renomadas como o Centro Tecnológico do Exército, o Instituto Militar de Engenharia, o Centro de Avaliações do Exército, a Diretoria de Fabricação, o Arsenal de Guerra do Rio e a Indústria de Material Bélico do Brasil estarão envolvidas, garantindo que o projeto seja conduzido com excelência e precisão.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).