Brasil e Espanha reforçam cooperação industrial na área de Defesa

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Representantes dos Ministérios da Defesa do Brasil e da Espanha participam, em Salvador (BA), da IV Reunião do Grupo de Trabalho Bilateral sobre Cooperação Industrial na Área de Defesa (GTBCID). Realizado entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, o encontro visa cooperar no desenvolvimento de programas e políticas de armamento e material. Além disso, a iniciativa promove o diálogo industrial entre empresas brasileiras e espanholas.

GTBCID_02.jpg

No primeiro dia de evento, ocorreu a assinatura de um Memorando de Entendimento entre os países. Além de fortalecer os laços de amizade existentes, o documento reforça a cooperação bilateral no âmbito de defesa – material, armamento e indústria. Pela parte brasileira, a assinatura foi delegada ao Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) da Pasta.

imagem.jpeg

Dentre outros assuntos, foram discutidos temas como Sistema de Integração de Monitoramento da Fronteira (SISFRON); Estruturas de Garantias da Qualidade; possibilidades de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação; aquisições de produtos de Defesa; bem como Planejamento Baseado em Capacidades.

GTBCID_geral.jpg

A jornada contou, também, com a participação de representantes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA-MD); do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), da Força Aérea Brasileira; e da Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidade (APBC-MD).

Por Rayane Bueno
Fotos: divulgação Seprod

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui