Formosa (GO) – No período de 11 a 17 de agosto, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) participou do Exercício de Adestramento de Artilharia Antiaérea (AAAe), Operação Sagitta Primus, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), o qual reuniu 17 Organizações Militares (OM) especializadas em AAAe e mais de 450 militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nos dias 12 e 13 de agosto, o Comandante da 2ª Bateria, Major Alan Carlos Alexandre Pereira, participou da Reunião de Comando, onde foram tratados assuntos referentes ao Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea e as perspectivas futuras, bem como a apresentação dos Comandantes das organizações militares de artilharia antiaérea sobre as práticas realizadas.

No terreno, a subunidade participou de instruções e demonstrações, que buscaram a padronização das Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) dos subsistemas de armas, de controle e alerta, de comunicações e de logística, o que contribuiu para o aperfeiçoamento dos militares da 2ª Bateria.

Na oportunidade, o 3º Sargento Pablo Micael Dantas Brasil realizou o disparo real com o míssil de baixa altura telecomandado RBS 70, destruindo completamente o alvo aéreo.

Fonte: 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).