Cascavel (PR) – O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Engajado na proposta de conscientização para a detecção precoce da doença, o 15º Batalhão Logístico (15º B Log) promoveu na manhã de 26 de outubro uma atividade voltada para as militares do seguimento feminino do 15º B Log e do Posto Médico da Guarnição de Cascavel (PMGu).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade foi realizada no auditório do batalhão, e para esmiuçar sobre o assunto foi organizado um evento intitulado “Um Toque de Amor à Vida”, onde se fez presente a psicóloga Tânia Mara Passoni Fernandes, que na oportunidade falou sobre a saúde mental da mulher na atualidade, esboçando o quão importante é cuidar dos pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Para reforçar a importância de detectar a doença precocemente, a senhora Cleusa Souza Raimundo Bevilacqua compartilhou sua experiência vencedora. Ela descobriu a doença em 2021 e frisou que somente conseguiu a cura por ter descoberto a neoplasia mamária no início.

Além do autoexame que deve ser realizado periodicamente, a mulher sempre deve estar atenta aos sinais e sintomas suspeitos, entre eles: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A Campanha Outubro Rosa é celebrada no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. O símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

Fonte: 15º B Log
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).