Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Cascavel (PR) – O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Engajado na proposta de conscientização para a detecção precoce da doença, o 15º Batalhão Logístico (15º B Log) promoveu na manhã de 26 de outubro uma atividade voltada para as militares do seguimento feminino do 15º B Log e do Posto Médico da Guarnição de Cascavel (PMGu).
A atividade foi realizada no auditório do batalhão, e para esmiuçar sobre o assunto foi organizado um evento intitulado “Um Toque de Amor à Vida”, onde se fez presente a psicóloga Tânia Mara Passoni Fernandes, que na oportunidade falou sobre a saúde mental da mulher na atualidade, esboçando o quão importante é cuidar dos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Para reforçar a importância de detectar a doença precocemente, a senhora Cleusa Souza Raimundo Bevilacqua compartilhou sua experiência vencedora. Ela descobriu a doença em 2021 e frisou que somente conseguiu a cura por ter descoberto a neoplasia mamária no início.
Além do autoexame que deve ser realizado periodicamente, a mulher sempre deve estar atenta aos sinais e sintomas suspeitos, entre eles: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A Campanha Outubro Rosa é celebrada no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. O símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395