Campo Grande (MS) – O 18º Batalhão de Transporte concluiu a 1ª Fase da Operação Couraça Amazônia, provendo o transporte de duas Viaturas Blindadas de Combate M-60, de Campo Grande para Manaus (AM). A missão cumpriu o objetivo de entregar para a 12ª Região Militar uma viatura M-60, que irá compor o seu acervo histórico. A segunda viatura foi empregada para realizar a manobra de força.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para cumprir a missão, foram realizados reconhecimentos nas Guarnições de Porto Velho e Manaus. O comboio percorreu no trajeto de ida por 2.200 km de estradas, ao longo de seis dias, em seis dias. Outros seis dias foram necessários para percorrer mais 1.500 km por via fluvial.

A missão também serviu para o adestramento do 18º Batalhão de Transporte, ao realizar um transporte especializado de carga indivisível com excesso lateral. Foram empregadas duas viaturas escoltas, duas viaturas tipo prancha com 3,70 m de largura e oito militares especializados neste tipo de operação.

Em 2022, o 18º Batalhão de Transporte cumpriu missões semelhantes nas Guarnições de Curitiba, Brasília, Francisco Beltrão-PR e Santa Maria-RS.

Fonte: 9º Grupamento Logistico
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).