Belém (PA) – No dia 27 de junho, militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), “Batalhão Pedro Teixeira”, participaram da recepção, na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), da comitiva que integra a Expedição Pedro Teixeira, com o tema “a Nova Descoberta do Rio Amazonas”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Expedição Pedro Teixeira, capitaneada pelo jornalista e documentarista Olímpio Guarany, empreendeu jornada navegando pelo rio Amazonas, que reeditou a Expedição realizada pelo Militar e Navegador Português Pedro Teixeira, em 1637.

Durante a cerimônia, o senhor Olímpio destacou a homenagem do “Batalhão Pedro Teixeira” pela recepção da expedição e agradeceu o apoio e colaboração prestados pelo 2º BIS na atividade.

A expedição Pedro Teixeira visou resgatar o histórico vivido à época das navegações realizadas por Pedro Teixeira, que durante o século XVII, rompendo o Tratado de Tordesilhas, navegou a remo de Belém do Grão Pará até a cidade de Quito, no Equador. A partir desse desafio, será produzida uma série documental para televisão e redes sociais, traçando um paralelo da expedição feita há cerca de 400 anos, eternizando o legado da bravura, coragem e pioneirismo de Pedro Teixeira.

Ao final da atividade, foi apresentado um vídeo da Expedição Pedro Teixeira.

Fonte: 2º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).