No dia 9 de maio de 2024, o Museu da Aviação Naval celebrou a chegada de mais uma peça valiosa para seu acervo: o helicóptero Aérospatiale AS355 F2 Esquilo-Bi. Conhecido na Aviação Naval Brasileira como UH-13, esta aeronave histórica simboliza um marco nas operações aéreas da Marinha do Brasil.

História e Utilização dos UH-13

blank

Os helicópteros UH-13 começaram a integrar a frota da Aviação Naval em 1987, com a aquisição de 11 exemplares. Estes helicópteros, pertencentes ao Primeiro Esquadrão de Emprego Geral (HU-1), desempenharam papéis fundamentais em várias missões, destacando-se especialmente no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Inicialmente, foram operados a bordo do Navio Oceanográfico Barão de Teffé (H-42) e, posteriormente, do Navio Oceanográfico Ary Rongel (H-44).

Missões e Contribuições dos UH-13

Durante a década de 1990, os UH-13 começaram a ser cada vez mais utilizados em destacamentos aéreos embarcados em fragatas, corvetas e contratorpedeiros da Esquadra. Essa flexibilidade operacional permitiu que os helicópteros desempenhassem uma ampla gama de missões, incluindo transporte de carga, apoio logístico e operações de pesquisa na Antártica.

Transição para o Modelo EC-135 (UH-17)

A partir de 2019, os UH-13 começaram a ser substituídos pelo modelo EC-135, denominado na Marinha como UH-17. Este novo modelo trouxe novas capacidades operacionais ao Esquadrão HU-1, representando um avanço significativo em termos de tecnologia e desempenho. O UH-17, por exemplo, tem sido empregado em missões a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano (H-41), ampliando as capacidades de operação da Marinha do Brasil em ambientes extremos.

Importância Histórica e Cultural

A incorporação do UH-13 ao Museu da Aviação Naval não apenas preserva a história dessas aeronaves, mas também celebra as décadas de serviço dedicadas à Marinha. O UH-13 N-7069, em particular, agora faz parte do acervo do museu, onde visitantes podem aprender sobre sua contribuição para a defesa nacional e operações internacionais.

UH-13 N-7062 e Suas Missões na Antártica

Um dos helicópteros UH-13 mais notáveis é o N-7062, que teve um papel crucial em missões na Antártica. Operando em condições extremas, esta aeronave ajudou a transportar equipamentos, suprimentos e pessoal, desempenhando um papel vital no sucesso das missões do PROANTAR. A robustez e a confiabilidade dos UH-13 foram amplamente demonstradas em tais missões desafiadoras.

Preservação e Legado

O Museu da Aviação Naval tem como missão preservar e exibir as aeronaves que fizeram história na Aviação Naval Brasileira. A chegada do UH-13 ao museu é um passo importante para manter viva a memória das operações aéreas que moldaram a história da Marinha. A exposição dessas aeronaves permite que as futuras gerações compreendam e apreciem a evolução tecnológica e operacional da Aviação Naval.

Colaboração Internacional

As missões dos UH-13, especialmente no âmbito do PROANTAR, destacam a colaboração internacional e o compromisso do Brasil com a pesquisa e a preservação ambiental na Antártica. A atuação dos UH-13 nas missões polares fortalece os laços de cooperação científica e militar entre o Brasil e outras nações envolvidas na exploração e proteção do continente antártico.