O Comando da Tropa de Reforço (ComTrRef) recebeu, no dia 10 de junho, a visita do Deputado Federal Roberto Monteiro, em um encontro que celebrou a colaboração entre o poder legislativo e as Forças Armadas. Durante a visita, o parlamentar pôde conhecer de perto as operações e o impacto positivo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

Palestra e Capacidades do CFN

A visita iniciou com uma palestra ministrada pelo Comandante da Tropa de Reforço, que apresentou um panorama detalhado sobre a Marinha do Brasil, com ênfase especial no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Foram destacadas as principais características do CFN, como a capacidade de pronto emprego, anfíbia e expedicionária, que são essenciais para as operações militares e humanitárias. O ComTrRef demonstrou essas capacidades recentemente, nas ações de apoio à Defesa Civil no estado do Rio Grande do Sul, onde os Fuzileiros Navais prestaram socorro às comunidades afetadas e ajudaram na recuperação das áreas atingidas pelas enchentes. A palestra evidenciou o compromisso e a preparação contínua do CFN para responder rapidamente a diversas situações de emergência.

Interação com Alunos do PROFESP

Após a palestra, o Deputado Roberto Monteiro dirigiu-se ao hall de acesso do ComTrRef para uma interação especial com os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Durante este momento, foi tirada uma foto oficial com os alunos, simbolizando o apoio do parlamentar ao programa. Em um gesto de gratidão e reconhecimento, um aluno entregou ao Deputado uma camisa em nome do PROFESP e do ComTrRef. Monteiro aproveitou a oportunidade para dirigir algumas palavras aos alunos e instrutores presentes, destacando a importância do programa para a formação cidadã e esportiva dos jovens, e elogiando o empenho dos instrutores em moldar futuros líderes e cidadãos comprometidos com a pátria.

Demonstrações e Visitas

A programação continuou com uma demonstração operativa que impressionou o Deputado e sua equipe. O parlamentar assistiu ao emprego dos Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), que exibiram sua versatilidade e capacidade em operações anfíbias. Em seguida, o Deputado visitou o Museu da Imigração da Ilha das Flores, onde teve a oportunidade de explorar o acervo histórico e conhecer mais sobre a rica história da ilha. O tour prosseguiu para o pátio das amendoeiras, onde estavam expostos mostruários do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) e da Companhia de Polícia (CiaPol). Uma das atrações foi a demonstração com cães de Guerra, que destacou a disciplina e o treinamento rigoroso dos animais, fundamentais para operações de segurança e defesa.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui