Em um marco importante para a Aviação do Exército, foi entregue a primeira unidade modernizada do helicóptero HM-1A Pantera para o modelo “K2” em 2023. Esta aeronave será utilizada em missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico, a partir de sua base no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté (SP). Este avanço faz parte do Programa Estratégico Aviação do Exército, que busca renovar e modernizar a frota de helicópteros do Exército.
Aumentando a Frota até o Final do Ano
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Até o final deste ano, o Exército espera receber outras três aeronaves HM-1A Pantera. Estas aeronaves são fabricadas pela Helibras, uma indústria brasileira de helicópteros para uso civil e militar, e subsidiária da Airbus Helicopters no Brasil. Essas adições aumentarão significativamente a capacidade operacional e logística da Aviação do Exército.
O Impacto do Programa Estratégico Aviação do Exército
O Programa Estratégico Aviação do Exército tem como objetivo prover a Força Terrestre com meios de ação logística e de combate modernos, buscando ampliar a projeção internacional do Exército Brasileiro e promover a paz. Este programa é uma das principais iniciativas para a evolução e modernização da Aviação do Exército.
30 Anos de Modernização e Evolução da Aviação do Exército
Ao longo dos últimos 30 anos, a Aviação do Exército tem passado por um processo contínuo de modernização e evolução. Desde a chegada dos primeiros helicópteros até a plena capacidade de realizar combates noturnos, a formação de tripulantes no Brasil e no exterior, a aquisição de tecnologias, o desenvolvimento de uma doutrina de emprego em diversos ambientes operacionais e a adoção de novas técnicas de voo têm sido passos importantes nesse percurso.