Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Entre 15 de maio e 03 de junho de 2023, o Comando de Aviação do Exército (CavEx) reforçou sua eficiência operacional através da Operação 3 Luas. O exercício simulado visou adestrar as organizações militares da Aviação e certificar o 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército) como parte da Força de Prontidão da Força Terrestre. Com a participação da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e do Comando de Defesa Antiaérea, a Operação contou com mais de 600 militares e empregou 14 aeronaves.
Fases da Operação 3 Luas
O exercício simulado foi realizado em três fases. Na primeira fase, denominada simulação construtiva, as unidades receberam as Ordens de Operações, fizeram o planejamento e emitiram suas ordens. A segunda fase trouxe as tripulações dos Batalhões de Aviação executando missões nos simuladores de voo.
A Fase Viva
Na terceira semana, na fase conhecida como “fase viva”, mais de 600 militares e 14 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx foram empregados em uma simulação de confronto que ocorreu em várias cidades paulistas. Durante esta atividade, as técnicas e treinamentos avançados em relação aos voos com Óculos de Visão Noturna (OVN) foram aprimorados e reforçados.
Impacto da Operação
A Operação 3 Luas é uma prova do compromisso da Aviação do Exército em manter a eficiência operacional e a prontidão das suas forças. Através deste tipo de exercício, a organização pode testar e aperfeiçoar suas táticas, técnicas e procedimentos, além de garantir que seus militares estejam preparados para enfrentar qualquer desafio.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395