O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) iniciou os voos de inspeção aos auxílios à navegação aérea nos principais aeroportos do Paraguai, sua terceira incursão nos últimos quatro anos.  A atividade faz parte do Acordo de Cooperação entre Brasil e Paraguai e, neste caso, entre a Direção Nacional de Aeronáutica (DINAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

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Organização Militar subordinada ao DECEA, o GEIV tem a missão de aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos e homologar procedimentos de tráfego aéreo. O trabalho realizado pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança da navegação aérea e atende padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

i224810001901754A inspeção em solo paraguaio materializa a cooperação entre o Brasil e as demais nações da América do Sul. Além do Paraguai, já foram efetuadas missões de inspeção em voo na Bolívia, Chile, Uruguai e Argentina. O Comandante do GEIV, o Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, comentou sobre a missão. “A escolha do Brasil como parceiro por parte dos nossos vizinhos demonstra a credibilidade do GEIV na Inspeção em Voo e materializa a liderança do Brasil na região quanto às atividades de controle do espaço aéreo”, disse.

A tripulação do FAB 3602 foi recebida no dia 28 de março, em Assunção, pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Helmer Barbosa Gilberto, e pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha. Segundo o Coronel Helmer a missão se reveste de especial importância tanto para o DECEA como para a DINAC. “A presença do GEIV nos países da América do Sul garante o alto padrão da navegação aérea nessa região, assim como ajuda a divulgar a capacidade de uma das maiores indústrias de defesa do Brasil, a Embraer, ao adaptar o Legacy-500 em uma aeronave voltada às necessidades da Força Aérea Brasileira”, explicou.

i224810000609007O Legacy 500 é uma aeronave bimotor executiva de porte médio, com motorização turbofan e alcance intercontinental, desenvolvida no Brasil pela Embraer. É um projeto dotado de tecnologia fly-by-ware (controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos), tecnologia até então disponível apenas em grandes aeronaves comerciais ou jatos executivos de maior porte e custo mais elevado.

A atividade-fim começou com um briefing de padronização de procedimentos junto aos técnicos e controladores de tráfego aéreo da DINAC, no salão do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção. Além deste aeródromo, também estão sendo inspecionados pelo GEIV o Aeroporto Internacional Guarani, em Ciudad Del Este; o Aeroporto Tenente Amin Ayub Gonzalez, em Capitán Miranda, próximo a Encarnación; e o Aeroporto José Félix Estigarribia, em Mariscal.

i224810002503424Os auxílios à navegação que estão sendo inspecionados nos aeroportos do Paraguai são: Sistema de Pouso por Instrumento (ILS, do inglês Instrument Landing System); VOR – Radiofarol Omnidirecional em VHF e DVOR (utilizando o princípio doppler); Sistemas Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI); Cartas de procedimentos – para pouso, decolagem e voo em rota. A missão tem duração de duas semanas e deve ser encerrada no dia 9 de abril.

Fotos: MTAB Paraguai

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).