Marcelo Barros / Defesa em Foco

Após uma atuação notável nos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, Chile, os atletas militares do Brasil foram homenageados com a Medalha Mérito Desportivo Militar pelo Ministério da Defesa. Esta cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, reconhece o talento e o esforço dos atletas que fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Contribuição Significativa no Pan-Americano

WhatsApp Image 2023 12 11 at 06.43.21
Marcelo Barros / Defesa em Foco

Os militares brasileiros conquistaram mais de 48% das 205 medalhas ganhas pelo Brasil, um feito histórico para os participantes do PAAR. Essa conquista não apenas destaca a excelência dos atletas militares brasileiros, mas também reforça a importância do programa no desenvolvimento do esporte nacional.

Inspiração e Aspiração no Esporte

A triatleta 3º STT Djenyfer Arnold, da Comissão de Desportos do Exército, expressou o orgulho e a aspiração de muitos atletas brasileiros em se tornar parte do PAAR, um programa que já influenciou gerações de atletas no país.

Presença de Autoridades e Celebração do Esporte

IMG 0095
Ministerio da Defesa

A solenidade, presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e com a presença do Ministro do Esporte, André Fufuca, foi uma celebração do espírito esportivo e do orgulho nacional. O reconhecimento dos atletas reflete não apenas suas realizações individuais, mas também sua representação do Brasil em competições internacionais.

Rumo às Olimpíadas de Paris 2024

A cerimônia também destacou o fato de que muitos desses atletas militares já conquistaram índices para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, demonstrando a contínua contribuição das Forças Armadas para o alto desempenho esportivo do Brasil.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).