Da esq. para dir.: Georgia Furquim e Roberth Vieira (CBTE)

A seleção brasileira de Tiro Esportivo mostrou sua força e competitividade nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, encerrando com um total de 12 medalhas (duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os Jogos aconteceram de 1º a 15 de outubro, em Assunção, no Paraguai, e contaram com a participação de 15 países, que competiram por pódios em 53 esportes, dos quais 41 estão no programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024, entre eles o Tiro Esportivo. O Brasil terminou em primeiro lugar no quadro geral da competição pela terceira vez na história.

Das medalhas conquistadas no Tiro Esportivo, cinco contaram com a participação de esportistas patrocinados pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e pela Taurus, por meio do programa de incentivo ao esporte, que tem o objetivo de apoiar diversos atletas que representaram o Brasil nesta e em outras relevantes competições internacionais e nacionais.

Com o primeiro lugar na Pistola de Tiro Rápido 25m, Emerson Duarte conquistou a medalha de ouro e garantiu a vaga do Brasil nessa prova nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

9091c505 65a6 4197 b153 2c5efd4c1cdd
Da esq. para dir.: Felipe Wu e Emerson Duarte
(CBTE)

Felipe Wu levou duas medalhas de prata no Paraguai, uma na prova de Pistola de Ar e outra na Pistola de Tiro Rápido 25m.

Na prova de Fossa Olímpica Feminino, Priscila Macêdo se destacou e assegurou a medalha de prata.

30d20819 885b 4b3f 8ca5 4b6fc4e7ebfa
Da esq. para dir.: Priscila Macêdo, Cibele Breide e Geovana Meyer
(CBTE)

Já Roberth Vieira conquistou a medalha de bronze, em dupla com a atleta Georgia Furquim, no Skeet Misto.

73f1b83b 9e9e 4c2f 9c0b f774596be49c
Da esq. para dir.: Georgia Furquim e Roberth Vieira
(CBTE)

Os atletas de ponta, patrocinados pela CBC e Taurus, seguem com seus planejamentos e treinamentos, tendo como principais objetivos os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato das Américas.

Consideradas entre as principais fabricantes de armas e munições do mundo, a CBC e TAURUS além de oferecerem ao segmento um completo portfólio de produtos de alto desempenho e qualidade, patrocinam a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), assim como outras entidades organizadoras, e mais de 40 atletas em diversos campeonatos da temporada 2022.

Outra importante iniciativa da CBC é o programa Pro Training, lançado este ano com o intuito de atender e valorizar os atletas confederados ativos. Mais de 5 mil atletas em todo país foram contemplados diretamente neste programa na compra de munições e insumos para treinos e competições, por meio das entidades do esporte do tiro, resultando em mais um movimento pró-esporte.

Nas duas últimas edições dos Jogos Sul-Americanos, a seleção da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) conquistou 19 medalhas: seis de ouro, seis de prata e sete de bronze. Em 2014, foram 11 medalhas (quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze), enquanto em 2014, foram oito (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze).

Abaixo os resultados do Time Brasil CBTE nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022:

Medalhas de ouro

– Carabina 3 Posições 50m: Geovana Meyer

– Pistola de Tiro Rápido 25m: Emerson Duarte

Medalhas de prata

– Pistola de Ar: Felipe Wu

– Pistola de Tiro Rápido: Felipe Wu

– Carabina 3 Posições 50m: Leonardo Vagner

– Pistola 25m Feminino: Cibele Breide

– Fossa Olímpica Feminino: Priscila Macêdo

Medalhas de bronze

– Skeet Misto: Georgia Furquim e Roberth Vieira

– Skeet Feminino: Georgia Furquim

– Pistola de Ar: Cibele Breide

– Carabina de Ar Misto: Geovana Meyer e Leonardo Vagner

– Carabina de Ar: Geovana Meyer

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).