Na madrugada do dia 19 de janeiro de 2021, entrou em operação no Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) a nova infraestrutura de hardware do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional (SAGITARIO), após implantação realizada pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), em conjunto com a empresa Atech.

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Com isso, o Centro de Brasília passa a operar com um novo conjunto de máquinas de última geração e com a versão mais recente do SAGITARIO, já com capacidade para suportar os processos da Centralização de Planos de Voo, projeto em pleno desenvolvimento pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A partir de agora, a CISCEA e a Atech acompanharão a operação do ACC-BS em uma operação assistida de dois meses. Em seguida, dando continuidade ao contrato daquele sistema, será iniciada a implantação e a modernização do Controle de Aproximação de Brasília (APP-BR) com as novas máquinas e versão mais moderna do SAGITARIO, prevista também para entrada em operação ainda este ano.

SAGITARIO

Software nacional, o SAGITARIO foi desenvolvido pela empresa Atech e é capaz de processar dados de diversas fontes de captação, como radares e satélites, e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador de voo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller).

O Sistema trouxe várias inovações em relação ao anterior, X-4000. O software permite, por exemplo, a sobreposição de imagens meteorológicas na imagem do setor sob controle, para acompanhar a evolução de mau tempo em determinada região do País.

Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre o mapa, possibilitando a inserção, a remoção e o reposicionamento de pontos do plano e cancelamento de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.

Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes – de acordo com o nível de atenção para o cenário -, indicam informações essenciais para o controle de tráfego aéreo.

Esse novo sistema permite que o controlador de voo tenha mais ferramentas à sua disposição, de forma mais objetiva, facilitando o trabalho do piloto e trazendo mais segurança para o próprio ATCO ao tomar as decisões ou efetuar determinadas autorizações ao comandante da aeronave.

Na prática, as ações decorrentes do sistema poderão controlar uma maior demanda de tráfego aéreo, reverter em menor tempo de voo, redução na emissão de gases com consequente economia para a empresa aérea, o que também reflete no aumento da pontualidade das empresas. A concepção avançada privilegia também a interação, ao reduzir os comandos de teclado, permite maior concentração e diminui a fadiga do controlador.

O sistema SAGITARIO já está em funcionamento desde 2010 em cinco ACC, 20 APP e dois Centros de Instrução – no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP) e na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). As informações são do DECEA.

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Fonte: Portal BIDS