Assessores Interamericanos brasileiros participam da Feira de Exposição em Defesa na Colômbia

No dia 1º de dezembro, os oficiais brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, participaram da ExpoDefensa 2021 da Colômbia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento ocorreu de 29 de novembro a 1º de dezembro na capital colombiana e é considerado a maior exposição militar do continente sul-americano. É uma feira internacional de defesa e segurança que visa apresentar as mais recentes inovações e tecnologias existentes no mundo relacionadas ao tema.

Os Assessores do GATI-CO conheceram as principais empresas internacionais que desenvolvem equipamentos voltados para as operações de desminagem. Além disso, tiveram a apresentação dos novos projetos desenvolvidos pela Indústria Militar Colombiana (INDUMIL) e que serão empregados pelas organizações militares nas ações de detecção e destruição de artefatos explosivos e minas antipessoais.

Os Assessores Interamericanos acompanharam a comitiva da Secretaria de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa do Brasil, que esteve presente ao evento e puderam apresentar as missões do GATI em apoio ao Comando Geral das Forças Militares (CGFM).

A participação na exposição possibilitou aos militares brasileiros conhecerem os materiais, viaturas e meios tecnológicos mais modernos e que estão sendo empregados em diversos ambientes operacionais no mundo, e também na Colômbia.

Fonte: GATI-CO

Foto 1 Foto 2 Foto 3

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).