Aspirante da Escola Naval Explora a Estrutura de Comunicações Náuticas no Rio Grande

No dia 16 de janeiro, uma visita significativa ocorreu na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Rio Grande (ERMRG), quando o Aspirante Leonardo Milani, quartanista da Escola Naval e natural de Santa Maria-RS, foi recebido pelo Capitão de Corveta Caio Bastos de Oliveira. Esta visita faz parte da DISTRITEX-2024, um programa destinado a proporcionar experiências práticas aos futuros oficiais da Marinha antes de seu último ano letivo na Escola Naval. Essa iniciativa evidencia o compromisso da Marinha do Brasil com a educação e o treinamento abrangentes de seus futuros líderes.

Conhecendo as Facetas da Comunicação Naval

Durante sua estadia na ERMRG, o Aspirante Milani teve a oportunidade de mergulhar profundamente nas operações e serviços da unidade, incluindo comunicações entre as Organizações Militares da Marinha do Brasil (MB) e o serviço de radiolocalização. Explorando o Posto de Recepção (PR), o Posto de Monitoragem (PMO) e seus respectivos Parques de Antenas, bem como as dependências da Rádio Marinha e dos prédios administrativo e do Comando da ERMRG, o Aspirante pôde compreender a complexidade e a importância das comunicações e da navegação na estratégia marítima.

Ampliando Horizontes no 5º Distrito Naval

A visita do Aspirante Milani não se limitou à ERMRG. Ele também teve a chance de visitar outras Organizações Militares subordinadas ao Comando do 5º Distrito Naval, incluindo o Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) e o Serviço de Sinalização Náutica do Sul (SSN-5). Esta experiência abrangente permitiu ao Aspirante uma visão holística das operações marítimas na região, abrangendo desde comunicações até a aviação naval e a sinalização náutica.

About Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

Check Also

NAVIO-PATRULHA FLUVIAL “RONDÔNIA” APREENDE MATERIAL ILÍCITO NO RIO JAPURÁ

No dia 22 de maio, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Rondônia”, em ações de patrulha naval …