Rio de Janeiro (RJ) – Ao longo do corrente ano o Arsenal e Guerra do Rio (AGR), organização militar (OM) diretamente subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), demonstrou mais uma vez seu integral comprometimento com os desafios e missões demandadas pelos Escalões Superiores, contribuindo para a garantia e aumento constante do poder de combate do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No que tange aos esforços empregados na revitalização e manutenção do Morteiro Pesado 120 M2 A1, ao longo de 2022, o AGR realizou três lotes de revitalização, totalizando 28 unidades de morteiros revitalizados e entregues a diversas guarnições do Brasil. Além disso, executou a manutenção de 12 unidades de morteiros por meio do Apoio Direto de Manutenção a diversas organizações militares da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Santa Maria-RS, apoio este centralizado no 4° Batalhão Logístico.

As atividades de manutenção e revitalização do Mrt 120 mm deste Arsenal de Guerra permitiu disponibilizar ao todo 40 morteiros, ao longo de 2022, representando, aproximadamente, 20% do quantitativo deste armamento em uso pelo Exército Brasileiro.

O AGR prestou diversos apoios à IMBEL-JF, no que diz respeito à avaliação de lote de munições calibre 120 mm fabricadas por esta empresa, com tiros de morteiros 120 mm no Centro de Avaliações do Exército Brasileiro. Prosseguiu a missão de produção dos Morteiros 120 e 81 mm e Materiais de Engenharia, estudos para a fabricação em larga escala do Morteiro 60 mm, e o projeto de implementação do redutor de calibre para 81 mm do morteiro 120 mm.

Realizou, também, a entrega de Material de Emprego Militar produzido pela OM, uma Equipagem Completa da Passadeira Flutuante de Alumínio, Estágios de Manutenção de Equipamentos Rádio, Work Shop com empresas de Tecnologia, Estágio de Equipamentos de Visão Noturna, entre outras atividades relacionadas à produção.

Ao terminar o ano de instrução 2022, o Arsenal de Guerra do Rio, OM Fabril, com mais de 260 anos de bons serviços prestados, ratifica com o alcance de todos os objetivos propostos, seu compromisso de “Tradição, Eficiência e Modernidade”, a serviço do Exército Brasileiro.

Fonte: AGR

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).