Aprenda geopolítica real na ficção da série de TV The Expanse

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Expanse é uma das séries de ficção científica mais populares dos últimos anos e narra a aventura da tripulação da nave espacial Rocinante. Acidentalmente, eles acabam se envolvendo num grande mistério com o potencial de destruturar o delicado equilíbrio de poder existente entre os planetas e luas então povoados pela raça humana no Sistema Solar.
A Terra unificada é naturalmente a grande potência. Marte, recém-independente, altamente militarizada, contesta frontalmente o poder terrestre. Enquanto isso, nas fímbrias escuras do Sistema Solar, nos cinturões de asteróides, um grupo de mineradores, vivendo em condições deploráveis, espera a hora certa para fazer sua própria independência diante dos “planetas interiores”.
Iniciada em 2015 no canal pago SyFy, a serie se baseia na série de livros de mesmo nome. Mais recentemente, após quase ser cancelado quando os custos de produção superaram a capacidade financeira do canal original, com um grande apoio dos fãs The Expanse conseguiu ser transferido para o canal streaming Amazon Prime na sua quinta temporada.
O programa exibe um contexto geopolítico surpreendentemente complexo e realista. Por conta disso, a série é o ponto de partida ideal para servir de modelo para o ensino da geopolítica.
Os professores professores Eduardo Valle, Augusto Texeira e Fernanda Correa, nos mostram como que mesmo através de uma obra de fição é possível aprendermos as maneiras como as relaçoes geopoliticas se desenvolvem no tempo delimitadas pelos aspectos geográficos (nesse caso, “solargráficos”!?) e como as os grupamentos humanos são influenciadas pelos fatores políticos resultantes. Disputas hegemônicas, a “Armadilha de Tucídides”, Terrorismo, tudo isso ecoa no mundo de the Expanse…
Venha conosco nessa viagem, vai ser um barato!
#theexpanse #geopolitica #ficçãocientifica
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395