Google News

Expanse é uma das séries de ficção científica mais populares dos últimos anos e narra a aventura da tripulação da nave espacial Rocinante. Acidentalmente, eles acabam se envolvendo num grande mistério com o potencial de destruturar o delicado equilíbrio de poder existente entre os planetas e luas então povoados pela raça humana no Sistema Solar.

A Terra unificada é naturalmente a grande potência. Marte, recém-independente, altamente militarizada, contesta frontalmente o poder terrestre. Enquanto isso, nas fímbrias escuras do Sistema Solar, nos cinturões de asteróides, um grupo de mineradores, vivendo em condições deploráveis, espera a hora certa para fazer sua própria independência diante dos “planetas interiores”.

Iniciada em 2015 no canal pago SyFy, a serie se baseia na série de livros de mesmo nome. Mais recentemente, após quase ser cancelado quando os custos de produção superaram a capacidade financeira do canal original, com um grande apoio dos fãs The Expanse conseguiu ser transferido para o canal streaming Amazon Prime na sua quinta temporada.

O programa exibe um contexto geopolítico surpreendentemente complexo e realista. Por conta disso, a série é o ponto de partida ideal para servir de modelo para o ensino da geopolítica.

Os professores professores Eduardo Valle, Augusto Texeira e Fernanda Correa, nos mostram como que mesmo através de uma obra de fição é possível aprendermos as maneiras como as relaçoes geopoliticas se desenvolvem no tempo delimitadas pelos aspectos geográficos (nesse caso, “solargráficos”!?) e como as os grupamentos humanos são influenciadas pelos fatores políticos resultantes. Disputas hegemônicas, a “Armadilha de Tucídides”, Terrorismo, tudo isso ecoa no mundo de the Expanse…

Venha conosco nessa viagem, vai ser um barato!

#theexpanse #geopolitica #ficçãocientifica

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui