Rio de Janeiro (RJ) – O Batalhão-Escola de Comunicações (BEsCom) celebrou o 78º aniversário da primeira transmissão radiotelegráfica intercontinental Brasil-Itália nos campos de batalha, durante a Segunda Guerra Mundial. Entre os dias 10 e 15 de setembro de 1944, a estação operou pela primeira vez com o Brasil, estabelecendo contato com a Companhia Rádio Internacional do Brasil.
A solenidade, que ocorreu em 16 de setembro, foi prestigiada pelo militar brasileiro integrante da Força Expedicionária Brasileira, Primeiro-Tenente Moysés Ferraz, por sua esposa, Mitzi, e pelo Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Israel Blajberg. A conquista celebrada foi resultado de uma reunião em solo italiano, em que o Comandante da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, General Mascarenhas, determinou que se tomassem providências para a obtenção de um meio mais eficiente na entrega de mensagens ao Brasil, que demoravam em média quatro dias a serem entregues, seguindo o seguinte caminho: Embaixada do Brasil-Exército dos EUA-Washington-Brasil.
A missão, cumprida pelo Tenente Hervé, se constituiu em um marco para as Comunicações no Exército, com os elementos de Segurança da Informação e Guerra Eletrônica. A Companhia de Transmissões teve oportunidade de contato com técnicas mais modernas e seguras de transmissão de mensagens, o que dificultou o controle do espectro por parte do inimigo.
Fonte: BEsCom
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395