Na terça-feira (22), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu o Embaixador do Reino Unido, Peter Wilson. Durante a audiência, foram discutidas questões referentes à ampliação e ao fortalecimento dos acordos de cooperação em Defesa existentes entre os dois países.

O Ministro Braga Netto e o Embaixador Peter Wilson abordaram, ainda, temas relevantes em relação às Forças Armadas. No âmbito da Marinha, trataram de assuntos relativos aos meios avançados de busca e resgate de submarinos, ao treinamento de Forças-Tarefas e a sistemas de defesa para as Fragatas da Classe Tamandaré. Com relação ao Exército, debateram questões relacionadas à Defesa Cibernética, ao treinamento e à participação em Missões de Paz da ONU, e a sistemas de monitoramento de fronteiras. Os sistemas militares remotamente pilotados (ARP) e as iniciativas na área espacial foram os temas citados com relação à Aeronáutica.

A diretora Regional do Fundo Britânico de Financiamento para Exportações (UKEF), Maria Angélica Luqueze, falou sobre a possibilidade de disponibilizar linhas de financiamento para o setor de Defesa brasileiro. O tema estará na agenda do Ministro das Forças Armadas britânico, James Heappey, e do secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, quando, em julho, cumprirem agenda de visita no Brasil.

MicrosoftTeams-image (26).png

A reunião também contou com a presença do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito; do Vice-Chefe de Assuntos Estratégicos, Vice-Almirante Alan Guimarães Azevedo; do Assessor Especial do Ministro da Defesa Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; e do Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Himario Brandão Trinas. O Embaixador estava acompanhado pelo Adido de Defesa do Reino Unido no Brasil, Capitão de Mar e Guerra da Real Marinha Britânica Mark Albon, e da diretora Regional do UKEF.

Foto: Antonio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui