AMAN recebeu a visita institucional da Escola Superior de Defesa

Resende-RJ – Neste dia 24 de maio de 2022, a comitiva da Escola Superior de Defesa, em Brasília, visitou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) pela primeira vez.

A recepção aos alunos do Curso de Altos Estudos e Defesa, da ESD, responsável pela realização de estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio em tópicos de interesse da Defesa Nacional, foi mais do que especial.

Dentre os seus integrantes, estão alunos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e militares (oficiais superiores das Forças Armadas, Forças Auxiliares e de Nações Amigas). Neste sentido, a AMAN torna-se uma grande aliada na apresentação dos bastidores da formação de Oficiais Combatentes de Carreira do Exército Brasileiro.

 Logo ao chegarem à AMAN, uma foto oficial foi registrada.

Em seguida, todos foram convidados a assistirem uma palestra institucional, apresentada pelo Comandante da Academia Militar, General de Brigada João Felipe Dias Alves. Oportunidade em que conheceram um pouco mais da trajetória de 211 anos de história, sendo 78 deles em Resende.

“Sejam muito bem-vindos à AMAN. Sempre é um prazer receber essas comitivas. Tenham todos uma ótima jornada em nossa Casa do Cadete”, disse o Gen Bda Felipe.

E assim foi, que o diga João Carlos Gonçalves, Aluno do CAEDE e Analista de Planejamento e Orçamento-Diretor da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, que obteve a melhor impressão da majestosa AMAN. “Essa troca de informações é sinônimo de uma riqueza de experiência muito grande. Certamente, isso aprimora as relações de trabalho e propicia o conhecimento um pouco mais aprofundado das temáticas de Segurança e Defesa. Essas experiências in loco são extremamente relevantes”, afirmou o Executivo do Ministério da Educação.

A visita à AMAN também foi marcada pela visita aos espaços de convivência do Cadete, como os alojamentos dos Cursos de Cavalaria e Infantaria, além dos vitrais históricos, Biblioteca, Saguão Dom João VI, Avançar para o Rancho e Pátios de Formatura (Pátio Duque de Caxias e Marechal Mascarenhas de Moraes).

Conhecer o sistema de formação do Oficial Combatente de Carreira do Exército Brasileiro e as peculiaridades da vida acadêmica torna-se, sem dúvidas, um grande aprendizado para essa instituição de ensino, ligada ao Ministério da Defesa e que foi instalada em 2021, em Brasília, tendo como objetivo aumentar a participação de civis nos temas de Defesa, e, desta forma, ampliar o debate tanto junto ao governo federal quanto à Academia.

A AMAN se sente honrada em recepcionar essa comitiva, que teve também dentre os seus integrantes, representantes da Embaixada da República do Congo no Brasil e da Marinha Nacional Francesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile