No início de 2023, a Comissão Especial de Obras da Academia Militar das Agulhas Negras (CEO/AMAN) foi ativada, sendo dedicada exclusivamente às obras de revitalização da infraestrutura acadêmica. A nova estrutura é parte do Projeto Marechal José Pessoa, que busca melhorar as condições de formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro, adaptando a Academia às exigências do século XXI.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estrutura e equipe da CEO/AMAN

A CEO/AMAN é chefiada pelo Coronel de Engenharia BERTONY e já conta com 41 militares dos 57 cargos previstos. Esses profissionais trabalham no planejamento, contratação, acompanhamento e fiscalização da execução de obras estruturantes da AMAN.

Principais obras em andamento

Atualmente, as obras em andamento incluem a reforma das elevatórias de água bruta, a recuperação da adutora, a construção do novo pavilhão de manutenção de blindados e a construção de novos PNR.

Autonomia administrativa e perspectivas futuras

A partir de 1° de junho, a CEO/AMAN receberá autonomia administrativa e, em 1° de janeiro de 2024, se tornará uma nova Organização Militar subordinada à Academia. Isso visa dar maior celeridade e qualidade às obras previstas pelo Projeto Marechal José Pessoa, preparando a AMAN para o futuro.

article?img id=16578909&t=1682424144764
article?img id=16578910&t=1682424145422
article?img id=16578911&t=1682424146194
article?img id=16578912&t=1682424146950
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).