Durante a 6º edição do Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da Escola Superior de Guerra (ESG), realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, dois alunos do curso de Mestrado em Segurança Internacional e Defesa da ESG tiveram destaque.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No evento, realizado de forma presencial e on-line, participaram representantes de instituições como ESG, Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Universidade da Força Aérea (UNIFA), Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), para apresentar atividades, projetos e os trabalhos desenvolvidos por seus pós-graduandos.

Na ocasião, os trabalhos científicos que foram destaque receberam o reconhecimento do Ministério da Defesa. Entre estes, na categoria ‘mestrado’, o Contra-Almirante Guilherme Mattos de Abreu obteve o primeiro lugar com a tese intitulada ”O setor de defesa na política externa brasileira: subsídios para o planejamento das forças”, e a Professora Samira Scoton, o terceiro lugar, com a tese ”A Amazônia azul: proteção jurídica e salvaguarda de seu patrimônio genético”.

Sempre voltados para o tema da Defesa Nacional, as pesquisas colaboram para o desenvolvimento das Forças Armadas no âmbito acadêmico, refletindo na execução de sua missão.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).