No dia 7 de novembro, o Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA), localizado no Rio de Janeiro, desempenhou um papel crucial na formação de futuros líderes militares, recebendo a visita de alunos do Centro de Idiomas do Exército (CIdEx) e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Recepção e Exploração das Instalações do B DOMPSA

Snapinsta.app 403930912 358729146687172 4523410267620153293 n 1080

Sob a liderança do Tenente-Coronel Majeski, Subcomandante do B DOMPSA, os oficiais foram calorosamente recebidos e tiveram a chance de explorar as instalações do Batalhão. Esta experiência proporcionou aos visitantes um entendimento profundo das atividades essenciais do Batalhão e sua importância no suporte logístico às missões da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt).

Objetivo Educacional da Visita

Snapinsta.app 403997196 1280844809266694 7636654889781582515 n 1080

O principal propósito dessa visita foi oferecer aos alunos do CIdEx e da EsAO uma visão concisa sobre as características, capacidades e instalações do Batalhão DOMPSA. Esta oportunidade educacional permitiu à comitiva compreender melhor o papel vital do B DOMPSA na manutenção da operacionalidade das tropas pára-quedistas.

Tríplice Hélice em Ação: Academia e Forças Armadas

A interação entre os acadêmicos do CIdEx e da EsAO e os militares do B DOMPSA ressalta a importância da tríplice hélice, unindo as Forças Armadas, a indústria e a academia, no contexto da defesa nacional. Estas visitas são fundamentais para a formação de líderes militares, enriquecendo seu conhecimento sobre operações logísticas e fomentando a colaboração interinstitucional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).