Curitiba (PR) – A aluna Geovana Ribas, do Colégio Militar de Curitiba, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno, que ocorreu na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), nos dias 22 e 23 de outubro. A equipe do Colégio Militar de Curitiba, composta por 14 alunos sob o comando do técnico Tenente-Coronel Darvin Machado dos Santos Junior, conquistou, além dessa medalha de ouro, três medalhas de prata e quatro medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno e conta com participantes da elite nacional do pentatlo moderno, com atletas do Rio de Janeiro, Recife, Santos, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Resende e Curitiba. Participaram também os atletas da Academia Militar das Agulhas Negras e da Comissão de Desportos do Exército, além de alunos dos Colégios Militares do Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Curitiba. O esporte é composto por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Vence no pentatlo moderno o atleta que obtiver o melhor desempenho geral com a soma dos pontos em cada modalidade.

No Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno, também sediado pela Academia Militar nos dias 20 e 21 de outubro, a aluna Geovana Ribas obteve a 14ª colocação. A competição contou com a participação de 110 atletas de 15 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Fonte: Colégio Militar de Curitiba

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).