Brasília (DF) – Uma solenidade no Quartel-General do Exército, em Brasília, comemorou os 70 anos da Reunião do Alto-Comando do Exército (RACE). A atividade contou com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, de antigos Comandantes do Exército e de antigos e atuais integrantes do Alto-Comando do Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a cerimônia, foi inaugurado um quadro comemorativo dos 70 anos da RACE. A obra é assinada pelo Coronel Veterano Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia.

O Alto-Comando do Exército foi criado em 23 de outubro de 1952, por meio do Decreto nº 31.639, do então Presidente da República Getúlio Vargas. Na época, o Alto-Comando era denominado Conselho Pleno.

O Órgão se destina a assessorar o Comandante do Exército nos assuntos relevantes da Força Terrestre e selecionar os candidatos ao ingresso e realizar as promoções nos quadros de oficiais-generais. A primeira reunião ocorreu em 30 de outubro de 1952, no Salão de Despachos do Ministério da Guerra, no Palácio Duque de Caxias, sediado no Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).