Alagoas em Ação: Transportadores Unidos no Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil

Com o objetivo de formar uma ampla rede de proteção contra a exploração sexual infantojuvenil, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), organizou um café da manhã informativo para permissionários, motoristas e cobradores do transporte intermunicipal. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), tendo como foco principal a conscientização dos profissionais sobre a importância de sua contribuição nessa luta. “Nossa pretensão é formar uma grande rede de proteção, onde todos sejam nossos parceiros e saibam identificar os sinais de alerta e utilizar os canais de denúncias”, disse Aline Rodrigues, secretária da pasta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ação Educativa


Nos siga no Instagram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de Maceió.

Os transportadores presentes no encontro foram incentivados a se tornarem agentes defensores de crianças e adolescentes. Para isso, a psicóloga Ana Laura, do Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente (CRAD), ministrou uma palestra esclarecedora sobre o assunto. Além disso, os participantes receberam materiais educativos e informações sobre a campanha ‘Todo Dia é 18 de Maio’ e o Disque 100, canais de comunicação que permitem denunciar anonimamente violações de direitos humanos.

Efeito Multiplicador

Camilla Ferraz, presidente da Arsal, destacou a importância da iniciativa e ressaltou o papel dos profissionais do transporte intermunicipal como propagadores dessas informações. “Esse momento que fizemos hoje foi para eles ouvirem sobre a importância de estarem atentos aos sinais. Muitas vezes as crianças, os adolescentes, estão sofrendo algum tipo de abuso dentro dos carros deles e eles não conseguem perceber. Hoje, eles puderam ouvir como devem agir, onde devem denunciar. E com certeza vão ser propagadores dessas informações com os colegas de profissão, com os amigos, com os familiares”, afirmou.

Compromisso Contínuo

Ao longo de todo o mês de maio, a Secdef está realizando atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essas ações educativas têm como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de denunciar os casos, para diminuir a incidência desse tipo de crime. “É nosso papel enquanto responsáveis pela Cidadania no estado. As ações que começamos este mês serão perenes e nortearão políticas públicas de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil durante todo o ano”, assegurou Aline Rodrigues.





Maceió em Foco